Conheça o efeito das cores e use-as ao seu favor

Comece a criar looks de forma mais estratégica e inteligente!

Dimy | 30 de Novembro 2019
Conheça o efeito das cores e use-as ao seu favor

Você já parou pra pensar que tudo que usamos gera uma sensação e transmite uma mensagem para nós mesmas e para os outros? Caso sua resposta seja “não” aconselho você a descobrir o que sua imagem tem transmitido através das suas roupas. Será que é alegria? Confiança? Tranquilidade? Distanciamento? Ou até mesmo desordem? 

Sim! As mensagens podem ser super positivas, mas às vezes bem negativas. Tudo que escolhemos vestir comunica algo e gera diferentes sentimentos e até mesmo julgamentos inconscientes no nosso cérebro. E de todos os estímulos visuais que temos no nosso dia a dia, a cor é o estímulo mais forte em uma imagem.


Mas o que isso quer dizer?

Na nossa imagem tudo que possuir cor vai acabar chamando mais atenção do nosso cérebro: roupas, maquiagem, cabelos, acessórios, etc. Só depois de identificar as cores, o cérebro identificará os outros estímulos (linhas, formas, proporção).

E a forma como usamos as cores transmitem sensações e geram sentimentos e até julgamentos inconscientes ao nosso respeito. Por isso, entender o efeito da cores na nossa aparência pode nos ajudar a nos entendermos e principalmente, a decidir de forma estratégica o que usamos todos os dias.


No post de hoje vamos dar algumas dicas de como usar o efeito das cores ao nosso favor e transmitir a nossa melhor versão para o mundo. Bóra lá?


Efeito das cores Neutras

Perfeitas para ambientes de trabalho ou para quem quer transmitir mais maturidade.

São as cores que conhecemos como “básicas” e por serem pouco chamativas conferem seriedade à aparência mais profissional e são super fáceis de combinar. São elas: o preto, cinza, branco, areia, beges.


Mas também existem os neutros coloridos que criam combinações mais criativas e ainda assim transmitem sobriedade: como o mostarda, vinho, azul marinho, caramelo, marrom, telha, verde musgo, verde militar.

Os neutros coloridos são uma ótima alterativa para substituir o preto e branco. Que tal usar uma calça azul marinho ou terracota, em vez da calça preta de sempre? Aposto que você vai amar o resultado!


Efeito das cores Vivas

Excelente opção para quem busca se destacar, chamar mais atenção para si ou para alguma região do corpo que quer colocar em evidência.

Por serem bem vibrantes elas transmitem muito dinamismo, criatividade, sociabilidade e comunicação: laranja, vermelho, fúcsia, rosa pink, turquesa, amarelo. Por terem muito contraste elas podem ser um pouco cansativas, então a dica é usá-las com moderação e em pontos no seu look. Dá só uma olhada:


Efeito das claras e pastéis

Ideais para quem quer transmitir mais leveza, feminilidade e jovialidade. Por serem suaves deixam qualquer look mais discreto, romântico e por vezes elegante.

As cores claras ou pastéis também são conhecidas como “candy colors” e são elas: o branco, o rosa bebê, rosa antigo, azul claro, lilás, verde menta, amarelo claro.


Efeito das cores escuras

Por conterem muito preto, elas transmitem uma imagem séria, discreta, fechada e por vezes poderosa. Por não chamarem a atenção, roupas escuras são mais elegantes, porém, podem comunicar uma pessoa mais introvertida e menos sociável.

E aí? Quais cores você mais tem usado? E qual a mensagem que você tem transmitido com as cores que dos seus looks? Será que precisa  mudar alguma coisa, talvez incluir cores novas no guarda-roupa? Vale a reflexão, né?

Ficou afim de adquirir algo novo para seus looks? No e-commerce da Dimy você encontra muitas peças coloridas, uma mais linda do que a outra. Vem conhecer clicando aqui.


Texto: 
Mariana Chiré Consultora de imagem e estilo (@marianachire)

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe